Joana Almeida, nascida em 1993, em Labruge, revelou interesse pela música quando recebeu o seu primeiro teclado, onde esboçava melodias de músicas populares portuguesas que ouvia nas festas de família.

 

Aos três anos teve o primeiro contacto com o Fado, através do programa de Fado da “Rádio Festival”, que ouvia assiduamente com o seu pai.

 

O seu gosto pela viola de acompanhamento de Fado surge quando presencia, pela primeira vez, uma tarde de Fado. Aos 11 anos começa a ter aulas com Gracindo Costa e a participar, como segunda viola, nas tardes de Fado do bar Funtão.

 

O estudo do instrumento foi sendo conciliado com a escolaridade regular e, aos 22 anos, Joana Almeida decide dedicar-se inteiramente à música. Desde então frequenta o curso de música na Academia Valentim de Carvalho.

 

Atualmente, é residente e presença assídua em diferentes restaurantes e casas de Fado do Porto, onde tem o privilégio de atuar ao lado de diferentes guitarristas, como Mário Henriques, Eduardo Jorge, Amável Carneiro ou Marco Quaresma.